O casario colonial do Centro histórico de Paraty ganhou novas luzes, que forão acesas às 19h, do dia 23. As ruas, com pavimento em estilo pé-demoleque, terão fios subterrâneos e luminárias de época, tipo lampião, projetadas especialmente para a cidade, que abrigou um dos portos marítimos mais importantes do Brasil Colônia. No total, foram instalados 470 pontos de iluminação, distribuídos entre as ruas, o cais e as praças da Matriz e de Santa Rita.

— Paraty tinha ainda postes de madeira roliça, com lâmpada de vapor de sódio.As luzes, num tom alaranjado, não valorizavam as variadas cores da cidade, presentes em portas, janelas, beirais e ornatos. Havia também uma poluição muito grande, por causa da fiação da rede aérea — explica a arquiteta Ana Lúcia Gonçalves, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pelo projeto.

Foram investidos cerca de R$ 11 milhões, numa parceria entre a Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Furnas e Ampla, com apoio da prefeitura de Paraty e do Iphan.

Eventos poderão ter iluminação especial

O projeto, cuja elaboração teve início em 2000, envolveu a instalação de cerca de dez mil metros de cabos subterrâneos e subaquáticos de média tensão e cem mil de baixa tensão, além de cabines de transformadores protegidas contra inundações e chuvas.

— A conclusão dessa obra vai reforçar a candidatura de Paraty ao título de Patrimônio da Humanidade, concedido pela Unesco. Em eventos culturais e religiosos, será possível utilizar uma iluminação diferente da do dia-a-dia e até três vezes mais potente. No percurso das procissões, foi criado um circuito independente, que permite que, durante a caminhada dos fiéis, os lampiões possam ser apagados e o trajeto seja iluminado apenas por velas — conta André Moragas, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Ampla.

A nova iluminação do conjunto histórico, tombado em 1958 pelo Iphan, permite a utilização de lâmpadas de apenas 35 watts, de baixa potência, graças a uma tecnologia de ponta.

Cerca de 300 lampiões foram confeccionados por artesãos da cidade mineira de Tiradentes, seguindo um modelo original do século XIX.

De acordo com Ana Lúcia, são mãos-francesas, que foram fixadas nas casas térreas e nos sobrados. Já os postes de iluminação perto do espelho d’água foram projetados com desenho contemporâneo e fazem alusão aos mastros das caravelas.

A inauguração contou com a presença do Senhor Excelentissimo Governador Sergio Cabral que ficou muito satisfeito com mais essa implantação em Paraty.

0 comentários:

Postar um comentário

"Todos os comentários são moderados e, por isso, não entram no ar automaticamente, em tempo real. Não são aceitos termos preconceituosos, ofensivos de qualquer natureza, palavrões e injúrias, calúnias e difamações."

 
Top